segunda-feira, 17 de março de 2014

Bolo de Iogurte com frutas vermelhas

A receita deste gâteau é de um livro que estou lendo, o Almoço em Paris. A autora diz que é um bolo que cumpre uma tarefa dupla: "reconfortante antes de dormir e que sobre o suficiente para o café da manhã ou chá da tarde".

O bolo é super macio e úmido, e tende a ficar melhor no dia seguinte. Eu fiz o bolo hoje, e realmente acho que não tem como ficar ainda melhor - AMEI! Minha receita preferida da vida até agora.

Curiosidade: as crianças francesas usam o pote de iogurte para medir o restante dos ingredientes.


Essa receita que vou passar para vocês é adaptada - nunca consigo seguir uma receita! Preciso perder essa mania de mudar tudo.

Ingredientes:
2 potes de iogurte natural (eu usei desnatado)
1 xícara de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
2 colheres de sopa de margarina (eu usei a light)
2 ovos grandes
1 2/3 xícara de farinha (eu usei integral)
1 1/2 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
4 colheres de sopa de frutas vermelhas

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180 graus. Unte a assadeira de 25cm de diâmetro com manteiga e farinha. Eu usei uma de furo no meio.

Misture o iogurte, ovos, açúcar, frutas e essência. Após obter uma massa homogênea, junte os ingredientes secos e mexa até incorporar na massa.

Coloque na assadeira e asse por aproximadamente 30 minutos, ou até que o bolo esteja completamente assado com o teste do palito. Se você cobrir o bolo totalmente frio com papel alumínio, ele irá ficar mais umido ainda no dia seguinte. 

Dica de acordo com a estação: Você pode optar por não adicionar fruta alguma, ou então utilizar a que quiser. Fica muito gostoso com damascos!

Sobre o livro:
Almoço em Paris, Elisabeth Bard

Nenhum comentário:

Postar um comentário