sexta-feira, 24 de maio de 2013

Torta de Mirtilos

To na fase de torta! Já deu pra perceber, né?

Semana passada coloquei a receita da torta de maçã que fiz para o dia das mães, e como também estou numa fase de "experimentos" na cozinha, resolvi fazer mais uma para levar em um jantar na casa de uma amiga! Só que dessa vez com a massa sem glúten.

A receita é MUITO parecida, tá? Então só vou escrever as alterações, e para ver o passo a passo e o recheio você clica aqui!


Massa:

280g de farinha de Arroz (eu realmente só substituí uma pela outra)
50g de açúcar FIT União (coloquei um pouco mais, não sei pq)
120g de manteiga sem sal
1 ovo
1 gema
pitada de sal

Modo de preparo: na batedeira, com o batedor de pá (ou com a mão mesmo) misture a farinha e a manteiga até formar uma farofa. Adicione o açúcar e uma pitada de sal, depois junte os ovos até formar uma massa homogênea. 
Enrole em papel filme e deixe descansar por 1 hora.

O creme do recheio fiz exatamente igual!

Comprei os mirtilos congelados, deixei descongelar até ficarem em temperatura ambiente, e só coloquei em cima do recheio. Sem salpicar açúcar nem nada. 

Eu e minhas amigas achamos que não ficou doce "o suficiente", sabe? A diferença que acho é que na torta de maçã, como eu esquentei elas e coloquei açúcar e canela, realmente pegou mais o "doce". Os mirtilos já não são doces por natureza, então já viu, né? 

Vale a pena ou fazer o mesmo procedimento das maçãs com os mirtilos ou usar frutas mais doces como morango, pera, etc.. Vai do paladar de cada um!
Algumas amaram, outras nem tanto, então acho válido escrever isso!

Sobre a farinha de arroz.. existem diversas outras alternativas para substituir a farinha de trigo, e eu usei essa pois era o que eu tinha em casa. Uma amiga minha (que tem o Blog Sem Glúten, Por favor) me disse que eu também posso experimentar a Farinha sem Glúten (FSG). Ainda não tive tempo de testar!

Essa massa ficou diferente da massa com farinha de trigo (obviamente). Achei ela mais quebradiça, como massa de empada, sabem? Ficou bem gostosa!

Beijos =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário