sexta-feira, 17 de maio de 2013

Torta de maçã

Antes de começar, um aviso! Tem sorteio no Facebook! Se você ainda não participou, clique AQUI e não perca!

Semana passada passei pelo seguinte "problema": tenho frutas aqui que não dá mais para comer pois não estão tãaaaao frescas, mas posso utilizá-las de alguma forma.
Eu realmente quis fugir do tradicional bolo, e resolvi fazer torta! A minha fruta em questão era maçã, juntei com a necessidade de uma sobremesa para o dia das mães e pronto, decidi!

Como lá em casa as pessoas (e eu tento, mas qual a chance) estão querendo mudar a alimentação e dar uma reduzida no peso, eu utilizei o açúcar FIT da União nessa receita. Aquela boa e velha improvisada na hora, por que acho que 95% de tudo que eu faço na cozinha é "a olho". Mas deu super certo!

Chega de falar e vamos cozinhar!


Massa:
280g de farinha de trigo
30g de açúcar FIT União (ou 150g do açúcar refinado)
120g de manteiga sem sal
1 ovo
1 gema
sal

Modo de preparo: na batedeira, com o batedor de pá (ou com a mão mesmo) misture a farinha e a manteiga até formar uma farofa. Adicione o açúcar e uma pitada de sal, depois junte os ovos até formar uma massa homogênea. 
Enrole em papel filme e deixe descansar por 1 hora.



Enquanto isso vamos ao recheio:

200ml de leite (eu usei desnatado, mas use qualquer um)
20g do açúcar light (ou 100g do comum)
2 gemas
1 ovo
essência de baunilha
1 colher bem cheia de maisena
60g de manteiga sem sal

Modo de preparo: em um recipiente, com um fouet, misture os ovos, maisena e 50% do açúcar. Reserve.
Em uma panela, aqueça o leite, baunilha, manteiga e o resto do açúcar. Quando começar a esquentar, coloque um pouco desta mistura no recipiente dos ovos e vá misturando aos poucos. 
Depois de misturar, junte tudo na panela e mexa até que engrosse.


Abra a massa em uma forma de fundo removível "subindo" pelas paredes da assadeira também. Fure toda a massa com um garfo e coloque em um forno pré aquecido a 180ºc por mais ou menos 15 minutos, ou até que as bordas da torta fiquei douradas.
Quando estiver pronta, coloque o creme que fizemos na torta.

Para as maçãs, fiz o seguinte:
Usei 4 maçãs lavadas. As cortei em 4, e fatiei bem fininhas, com casca mesmo. Em uma frigideira, aqueci 1 colher de sopa de manteiga em sal, coloquei as maçãs, salpiquei um pouco de açúcar e canela (a gosto mesmo) e deixei as maçãs "cozinharem" um pouquinho. Elas ficam bem molinhas, e você sente um cheiro delicioso!

Após isso, é só colocá-las na torta, em cima do creme! E comer! hummmmmm!
É uma receita trabalhosa (pelo tempo, não pela dificuldade), mas vale à pena! Fica muito gostosa, e é uma ótima ideia para não jogar fora algumas frutas que temos "esquecidas".

Semana que vem vou colocar uma variação desta torta!
Espero que tenham gostado! Beijos :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário